3-Origem do sentimento Religioso

19/02/2018 23:06

prezi.com/zfojb6ult5a2/religiao-e-sentido-religioso-desafios-e-perspectivas-da-mis/

prezi.com/vtc6bz4rf51t/conceitos-do-ensino-religioso/

Transcrição de Religião e sentido religioso: desafios e perspectivas da mis

 

Religião: desafios e perspectivas da missão educativa

Sentido Religioso
Pressupostos
Num mundo cada vez mais multicultural, o conhecimento e respeito religioso são palavras-chave. A sociedade atual, no aspecto religioso, deve ser vista a partir de uma ótica multifacetada. A busca pela experiência religiosa é complexa, ou seja, transcende a concepção de sagrado e profano. Se, por um lado, fala-se da crise religiosa, do desencanto do mundo, sem referência a Deus ou religião, por outro, há uma sociedade repleta de manifestações religiosas, indicando o reencantamento, com religiosidade intensa e novas expressões do sagrado. (RODRIGUES, 2015)
Religião: numa palavra...
Conceito de Religião
Ao fazer referência ao termo religião, poderíamos nos limitar ao nos valer de sua origem latina 
religio
, que é controversa. Havendo ao menos três alternativas na língua latina: 
religare

relegere
, e 
rem-ligare
, sendo cada uma delas um conceito de religião. Além disso, no campo da ciência é objeto de estudo da filosofia, sociologia, história, teologia, antropologia entre outras. (RODRIGUES, 2015)
Conceitos de Religião
Conceitos de Religião
Lucio Célio Firmiano Lactâncio  (250-327): conselheiro de Constantino, um dos teólogos mais acatados da Igreja Cristã, é re-ligare (religar), ligar o homem de novo a Deus, dar sentido ao mistério que é a vida e a morte, à sua caminhada neste mundo.
bispo, teólogo e filósofo nos diz que a religião é re-eleger, tornar a escolher Deus que perdemos pelo pecado.
Filósofo, teólogo protestante "...o solene desvelar dos tesouros ocultos do homem, a revelação de seus pensamentos mais íntimos, a confissão pública de seus sonhos de amor..."
Filósofo, cientista político e socialista "...o suspiro da criatura oprimida, coração de um mundo sem coração, espírito de uma situação sem espírito, o ópio do povo".
Santo 
Aurélio
Agostinho
(Agostinho de Hipona) 
(354-430)
Ludwig Andreas 
Feuerbach
  
(1804 -1872)
Karl Heinrich 
Marx

(1818-1883)
Teólogo, pedagogo, poeta e filósofo: "... religião, teia de símbolos, rede de desejos, confissão da espera, horizonte dos horizontes, a mais fantástica e pretensiosa tentativa de transubstanciar a natureza.” 
Rubem
Azevedo 
Alves

(1933-2014)
Sociólogo: “A religião, na verdade, é a consciência da insuficiência humana, é vivida na admissão da fraqueza... A mensagem invariável do culto religioso é: ‘do finito ao infinito, a distância é sempre infinita...’"
Zygmunt 
Bauman 
(1925)
Marcus Tullius 
Cícero

(106-43 aC)
Lucio Célio Firmiano 
Lactâncio
  (250-327)
Questões existenciais
Para que estou neste mundo? 
Que sentido tem a vida? 
Que sentido tem a morte? 
O que é bom e que é ruim para mim? 
Como conviver de forma saudável?

Busca de Sentido
No mundo secularizado, ocorreu que as pessoas se esqueceram das respostas às principais perguntas sobre a vida. Mas o pior é que se esqueceram também das perguntas. Os seres humanos – que o admitem ou não – vivem em um espaço definido por perguntas profundas. Qual é o sentido da vida? Existem modos de vida melhor e piores, mas como são reconhecidos? Quais são os modos úteis para o indivíduo e para a comunidade à qual pertence? Qual é o fundamento da minha dignidade pessoal, que eu procuro defender por mim mesmo, a cada dia? As pessoas têm fome de respostas para todas as questões e, se se dão conta ou não, sentem a necessidade de vê-las resolvidas por qualquer um. 
Sobre o que fala a linguagem religiosa?
“Uma pedra não é imaginária. É visível, concreta. Como tal, nada tem de religioso. Mas, no momento em que alguém lhe dá o nome de altar, ela passa a ser circundada de uma aura misteriosa, e os olhos da fé podem vislumbrar conexões invisíveis que a ligam ao mundo da graça divina. E ali se fazem orações e se oferecem sacrifícios.” (ALVES, 2007, p. 27)
Religião, Religiosidade e Sentido Religioso.
A religião deve cumprir um compromisso coletivo e social, ou seja, é comum a toda uma sociedade ou grupo que adere e desenvolve todas as práticas e ritos ligados a ela. São coisas de grupo e constitui sua unidade. Está diretamente ligada à noção de comunidade em torno de uma instituição formando-se, assim, uma comunidade moral constituída pela mesma crença, mesma fé, com fiéis e sacerdotes.
Inter-religioso
“O diálogo inter-religioso instaura a comunicação e o relacionamento entre fiéis de tradições religiosas diferentes, envolvendo partilha de vida, experiência e conhecimento.” (TEIXEIRA, 2007)
Religiosidade...
Chama-se de “religiosidade” a todos os processos de busca e de encontro com o Sagrado, que lhes dá sentido para a vida e a morte. A religiosidade se caracteriza pela intuição, pelo sentimento, pelas experiências subjetivas e comunitárias. Muitas vezes, ela vem acompanhada de uma série de condutas, hábitos e atitudes que tocam o cotidiano das pessoas. É o seu lado ético. Estar com o sagrado é escolher o Bem, estar do lado da justiça, da fraternidade, do cuidado com o meio ambiente.
Se refere às expressões subjetivas do sentimento religioso, fruto da abertura e necessidade humana de buscar sentido para a vida. São as formas da experiência religiosa, propriamente dita, se realizar na interioridade de uma pessoa e o impulso para se expressar. Manifesta-se de variados modos a sua busca e expressão: gestos, sons, danças, cantos, orações, movimentos, símbolos, pinturas, imagens, hábitos, práticas etc. Torna-se inteligível à medida que se compreende o “
homo religiosus
”. A religiosidade necessita encontrar linguagem adequada para expressar-se em cada contexto.

Religiosidade
Gr
Religiões
O sentido religioso inclui um componente místico (encontro com o sagrado) e ético (buscar fazer o bem e agir de maneira correta). Nem sempre os dois estão em sintonia entre si e são vividos na mesma intensidade.
Conselheiro de Constantino, um dos teólogos mais acatados da Igreja Cristã, é 
re-ligare
(religar), ligar o homem de novo a Deus, dar sentido ao mistério que é a vida e a morte, à sua caminhada neste mundo.
Filósofo, jurista e orador romano afirmava que a palavra "religião vem de 
re-legere
(reler), isto é, reler, fazer uma nova leitura, contextualizar, prestar atenção, refletir, meditar sobre o que pertence ao culto divino”.
Filósofo, jurista e orador romano afirma que a palavra "religião vem de 
re-legere
(reler), isto é, reler, fazer uma nova leitura, contextualizar, prestar atenção, refletir, meditar sobre o que pertence ao culto divino”.
O conceito mais aceito pelos estudiosos, para efeitos de organização e análise, tem sido a seguinte: "religião é um sistema comum de crenças e práticas relativas a seres sobre humanos dentro de universos históricos e culturais específicos". (SILVA, 2004)
 
 
 
 
 
 

Transcrição de Conceitos do Ensino Religioso

Conceitos do Ensino Religioso
Sagrado
No contato com o sagrado, o homem experimenta algo que o ultrapassa, que o transcende.
Religião
(do latim: "religare" que significa“ligar novamente", ou "re-ligar") 
é um conjunto de crenças e práticas. Conectam o ser 
humano. As religiões têm narrativas, símbolos, tradições
e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida."
Transcendência
É ver além! Aquilo que transcende a nossa própria consciência.
Imanência
Este conceito 
contrasta
ou coexiste com a ideia de transcendência. Imanente, é um termo referido ao que está 
aqui mesmo,
isto é, neste mundo, sem transcendê-lo. 
Espiritualidade
Ruah/Pneuma/Espiritus - Ela é a relação natural do ser humano com o mistério, sagrado e com Deus. Pessoas espiritualizadas são aquelas que compreendem que se conectam com o espírito.
“Há um vazio no coração do homem e esse vazio tem o tamanho de Deus.” (Santo Agostinho)

Segundo OMS (organização mundial da saúde)
O humano tem 4 dimensões pra ser saudável: 
1- Física - Corpo, pele, ossos... 
2- Psicológica - Mente, emoçoes, intuição...
3- Social - Relações, amizades, cidadania 
4- Espiritual - Espírito, alma, sopro de vida

Qual é o papel das religiões no mundo contemporâneo?
3 vídeos - série "Sagrado"
Anotar os pontos mais importantes:

"E é quando a dor bate à porta e se esgotam os recursos da técnica que nas pessoas acordam os videntes, os exorcistas, os mágicos, os curadores, os benzedores, os sacerdotes, os profetas e poetas, aquele que reza e suplica, sem saber direito a quem... E surgem então as perguntas sobre o sentido da vida e o sentido da morte, perguntas das horas de insônia e diante do espelho..." (Rubem Alves. O que é religião? – 2008 p 12)
Sagrado é a espinha dorsal que sustenta todas 
as religiões. 
Pesquisar os conceitos :

Fenômeno Religioso
Sagrado
Religião
Transcendência
Imanência
Espiritualidade
Sincretismo 


Fenômeno Religioso
Pesquisar os conceitos:
a)Fenômeno Religioso
b)Transcendência
c)Imanência
d)Ritos
e)Símbolos 
f)Sagrado
Fenômenos da natureza
Fenômeno no esporte
Fenômeno Religioso
Eduardo Cunha conduz culto evangélico na Câmara dos deputados, ferindo artigo 19 da Constituição Federal
Fenômeno Religioso
Quem sou eu?
Qual é o sentido da vida?
Como tudo surgiu?
O que é a felicidade?

Mais apresentações porCleber de Oliveira Rodrigues

Cleber de Oliveira Rodrigues

Untitled Prezi