7. OBSERVE SE NÃO ESTÁ COMENDO O BISCOITO DO OUTRO

18/05/2017 09:32

O pacote de biscoito

 



Uma jovem estava a espera de seu vôo, na sala de embarque de um grande aeroporto. Como deveria esperar várias horas, resolveu comprar um livro para passar o tempo. Comprou, também, um pacote de biscoitos.Sentou-se numa poltrona, na SALA VIP do aeroporto, para poder descansar e ler em paz.
Ao lado de sua poltrona, onde estava o saco de biscoitos, sentou-se um homem, que abriu uma revista e começou a ler.
Quando ela pegou no primeiro biscoito, o homem, também, tirou um. Sentiu-se indignada, mas, não disse nada. Apenas pensou: “Mas que atrevido! 
Se eu estivesse com disposição dava-lhe um soco no olho, para que ele nunca mais se esquecesse deste atrevimento!”
A cada biscoito que ela pegava, o homem, também, tirava um. Aquilo a foi deixando cada vez mais indignada, mas, não conseguia reagir. Quando restava apenas um biscoito, ela pensou:
“ah... o que vai esse abusador fazer agora?”
Então, o homem dividiu o último biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela. Ah! Aquilo era demais!
Ela estava soprando de raiva! Então, pegou no livro, e no restante das suas coisas e dirigiu-se para a porta de embarque. 
Quando se sentou, confortavelmente, numa poltrona já no interior do avião, olhou para dentro da bolsa procurando os óculos, para sua grande surpresa, viu intacto o pacote de biscoitos que tinha comprado! Sentiu imensa vergonha!
Percebeu que quem estava errada era ela...
Tinha se esquecido de que tinha guardado os biscoitos na sua bolsa.
O homem tinha dividido os biscoitos dele com ela, sem se sentir indignado, nervoso ou revoltado. Entretanto, ela tinha ficado muito transtornada, pensando estar a dividir os biscoitos dela com ele. E, já, não havia ocasião para se explicar... e, nem, pedir desculpa!
”Existem 4 coisas que não se podem recuperar nunca...

1ª - a pedra... depois de atirada!
2ª – a palavra... depois de proferida!
3ª – a ocasião... depois de perdida! e,
4ª – o tempo... depois de passado!

 

MENSAGEM

Você respeita o limite do outro ou invade o espaço dele sem se dar conta disso? Observe se o biscoito que você está comendo atualmente é do seu próprio pacote. Cuidado: você pode estar comendo um biscoito que não seja do seu pacote!

Muitas vezes na família, no trabalho, na comunidade, na escola... Invadimos o espaço do outro, achando que é nosso espaço, e nem nos damos conta disso. Nesse momento dê uma olhadinha no seu pacote de biscoito e busque ter certeza se ele lhe pertence mesmo.

 

QUESTÕES

  1. De quem era o pacote de biscoito que os dois estavam comendo?

  2. Por que a moça ficava indignada cada vez que o homem pegava um biscoito?

  3. Quando só restava apenas um biscoito, o que aconteceu?

  4. Como você se sentiria se estivesse no lugar da moça? E o que a moça sentiu?

  5. Se você fosse o rapaz, qual seria a sua reação caso alguém pegasse o biscoito no seu pacote? E qual foi a reação do rapaz?

  6. Já aconteceu algo com você, parecido com esta história? Conte para nós.

  7. Qual a atitude é mais humana, do rapaz ou da moça? Por que?

  8. Consigo perceber os meus limites, de modo que eu não atrapalho, não invado o espaço de outras pessoas? De que forma posso invadir e atrapalhar o espaço dessas pessoas, como: em casa com meus pais, e irmãos, na escola com os meus colegas e professores, com os meus amigos e outros. Fale sobre cada um.

  9. A partir de hoje posso me comprometer em respeitar o espaço das pessoas, como em casa, na escola, com meus amigos e outras pessoas que tenho contato? Por que esse limite é importante?

  10. Leia mais uma vez o texto acima e conte com suas palavras toda a história. Depois leia em casa para seus pais. Certificarei essa última com um visto de cada pai ou mãe. Descreva a opinião de seus pais.